O que é NFT

NFT (Token não fungível): o que significa e como funciona

O que é um token não fungível (NFT)?

No mundo real, se eu penso em uma obra de arte, como a “Monalisade da Vinci e penso em outra obra de arte, como,  “A Noite Estreladade Van Gogh, é fácil perceber que elas são não fungíveis. Não dá pra dizer que eu tenho duas obras de arte. Não dá para trocar uma pela outra. Elas são únicas. Não existe outra igual.

No mundo da Web 3.0 é a mesma coisa. Tokens nesse mundo podem ser fungíveis ou não fungíveis (NFTs), por exemplo, um token muito conhecido por todos é o Bitcoin. Esse é um tipo de token fungível (eu pego um bitcoin e pego outro bitcoin e o resultado são dois bitcoins).

No caso da NFT, estamos falando de ativos não fungíveis, de identificação única e exclusiva. Todos os NFTs existentes são únicos e diferentes de todos os demais que um dia irão existir.

Pontos de Atenção:

  • NFTs (tokens não fungíveis), são tokens criptográficos exclusivos, que existem em uma blockchain e não podem ser replicados.
  • NFTs podem representar itens do mundo real, como obras de arte e imóveis.
  • A "tokenização" desses ativos tangíveis do mundo real, torna a compra, venda e negociação mais eficientes, reduzindo a probabilidade de fraude.
  • Os "cambistas" e os "atravessadores" agora são parceiros do produtor, uma vez que as NFTs vendidas podem ser comercializadas, o produtor ganha nessa comercialização.
  • NFTs também podem funcionar para representar identidades de indivíduos, direitos de propriedade e muito mais. 

Noções básicas sobre tokens não fungíveis (NFTs)

NFTs têm potencial para vários casos de uso, por exemplo, eles são um veículo ideal para representar digitalmente ativos físicos, como imóveis e obras de arte

Por serem baseados em blockchains, os NFTs também podem trabalhar para remover intermediários, conectar artistas com públicos, gerenciar identidade, simplificar transações e criar novos mercados.

Grande parte do mercado atual de NFTs, está centrado em colecionáveis, como obras de arte digitais, cartões esportivos e raridades.

Assim como o dinheiro físico, as criptomoedas são fungíveis, o que significa que podem ser negociadas ou trocadas uma pela outra, por exemplo, um bitcoin é sempre igual em valor a outro bitcoin. Da mesma forma, uma única unidade de éter, é sempre igual a outra unidade. Essa característica de fungibilidade torna as criptomoedas adequadas como um meio seguro de transação na economia digital.

As NFTs mudam o paradigma criptográfico, tornando cada token único e insubstituível, impossibilitando assim, que um token não fungível seja igual a outro. Eles são representações digitais de ativos e foram comparados a passaportes digitais, porque cada token contém uma identidade única e intransferível para distingui-lo de outros tokens. Eles também são extensíveis, o que significa que você pode combinar um NFT com outro para “produzir” um terceiro NFT exclusivo.

Assim como o Bitcoin, os NFTs também contém detalhes de propriedade, para facilitar a identificação e a transferência entre os detentores de tokens. Os proprietários também podem adicionar metadados ou atributos pertencentes ao ativo em NTFs, por exemplo, tokens que representam grãos de café podem ser classificados como comércio justo ou os artistas podem assinar sua arte digital com sua própria assinatura nos metadados.

Onde Estamos

  • Rua General Lecor, 392
  • São Paulo - SP
  • CEP:04213-020